Um coração cheio de espinhos


Alguns conceitos são mais difíceis de explicar, porque são abstratos. Mas dentro de uma história, um pensamento tem uma aplicação prática e se torna mais fácil de entender. As parábolas servem muito para esse propósito, ensinar coisas complexas de forma simples. Com pequenas histórias Jesus explicou vários conceitos e princípios, usando exemplos do dia a dia. Jesus, na parábola conhecida como “Do Semeador” no capítulo 13 do livro de Mateus, disse que a semente lançada caiu em diferentes tipos de solo. O terceiro local onde caiu parte da semente foi entre os espinhos:

Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Mateus 13:3-8

Jesus contou que as plantas que nasceram entre os espinhos foram sufocadas por eles, pois estes cresceram.

Um local cheio de espinhos não é um local agradável. Espinhos machucam, ferem, causam dor. Dificilmente algo irá se desenvolver em um local cheio de espinhos. Qualquer coisa que cresça em um ambiente assim se sentirá asfixiado, sufocado, sem ar e certamente morrerá. O que seriam esses espinhos em meio ao coração das pessoas? Como podemos remover os espinhos do coração para permitir o crescimento saudável das plantas nascidas das sementes da vida?

Pessoas que estão com o coração cheio de espinhos, são pessoas que encheram suas vidas de preocupações exageradas pelo amanhã, encheram seus corações com aflições da vida. Pessoas com a alma cheia de espinhos estão dando mais valor ao que se tem e não tem, e pouco valor ao que se é. Acabam por não desfrutar da vida e vagueiam pela terra como verdadeiros zumbis, sufocando tudo aquilo que o dinheiro não compra.

Busque remover os espinhos de seus corações enquanto há tempo. Foque sua visão e pensamentos nas coisas que possuem os verdadeiros valores, como a amizade, a honra, o respeito. Os olhos são as janelas do coração. Deixe que seus olhos iluminem seu coração e assim removam os espinhos que sufocarão qualquer semente de vida que tente germinar, crescer e frutificar. Olhe para si mesmo e lembre-se que sua luta não é contra as pessoas.

O que tem sufocado seus sentimentos? Ainda há tempo, escolha a excelência.

Cristiano R. Costa

Coach Emocional

Palestras sobre Inteligência Emocional e liderança

  • Facebook Social Icon

© 2018 por INNOVA - Desenvolvendo pessoas

www.innovagente.com.br

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon