Lixo Extraordinário


lixo+extraordinário+filme[1].png

SINOPSE do filme - Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Vi o filme Lixo Extraordinário no dia 5 de junho de 2013, em uma sessão de cinema na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, empresa onde trabalho como Assessor Técnico em uma Assessoria do Gabinete da Presidência, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O filme é realmente extraordinário e tirei várias mensagens do trabalho realizado pelo magnífico artista Vik Muniz e todos que participaram dessa obra:

As imagens não retratam a miséria

Achei espetacular o paradoxo de se utilizar os materiais oriundos do lixão para criar imagens que não se referem ao lixo. Que criatividade! Foram criadas imagens diversas como: casal se beijando, mãe e filhos, quadros famosos entre outras. Essas imagens não se referem ao lixo, mas são criadas com lixo. Isso nos mostra que pequenas coisas que individualmente não têm valor, mas quando juntas, direcionadas e definidos seus locais, podem criar algo esplêndido. Pode-se fazer um paralelo com a Associação criada pelos catadores. Apenas um catador não conseguiria trazer benefícios para todos, mas quando se uniram e direcionaram seus esforços, alcançaram vários objetivos para o grupo.

Solidariedade

É incrível como aflora a solidariedade das pessoas em meio às dificuldades. No documentário é nítido que todos sempre mostravam solidariedade, mas um trabalho me chamou muito a atenção: o da senhora que cozinhava para as pessoas no lixão. Ela disse “Aqui niguém passa fome”. Ela tem o dom de cozinhar, de improvisar, de aproveitar o que tem e multiplicar o pouco que tem, dando de sua criatividade e solidariedade a todos. Louvável.

Diferenças e igualdades entre diferenças

Várias diferenças foram mostrados no documentário. E várias igualdades também. Mostrou que, independentemente do nível social, as pessoas tem o mesmo anseio. Anseio por serem valorizadas, serem reconhecidas, serem amadas.

Vontade de viver

O que faz um pessoa não desejar a morte? Como que pessoas naquela situação de miséria em vários sentidos não desejam a morte? O filme mostrou uma senhora falando sobre sua história de abandono. Foi abandonada com seus filhos pelo marido. Mora em um barraco muito pobre. Sua filha trabalha no lixão. Seus netos não tem praticamente nada em termos materiais. Isso é realmente imprecionante. Que vontade de viver! Parece que quando não se tem nada o maior bem realmente é a vida e se faz tudo para não perdê-la.

O resultado de dar o verdadeiro valor a alguém, à vida.

Neste extraordinário trabalho, podemos perceber o quão importante é valorizar as pessoas. Tião foi transformado em um líder. Na verdade ele sempre foi um líder, mas com o projeto do filme, pode-se perceber que ele é mais que um líder, é um visionário. Além dele, várias vidas foram transformadas, apenas, se é que se pode dizer apenas, com a simples valorização que foi dada a elas. Perfeito.

Virtudes

Vamos a outras virtudes. Quem assistir ao filme poderá contemplar, além das mencionadas anteriormente, várias virtudes humanas, ou melhor, divinas, como: Dons, honra, visão, despreconceito, beleza.

Vik Muniz e sua equipe foram extremamente bem sucedidos neste projeto. Não foi apenas um filme que eles fizeram, fizeram pessoas voltarem a sonhar. Eles não tiveram apenas uma ideia de trabalhar com o lixão, eles teveram uma ideia de trabalhar com pessoas e valorizá-las. Eles não apenas concretizaram um projeto de um filme ou documentário, eles materializaram valor, sonho e amor à todas àquelas pessoas.

Coach Emocional

Palestras sobre Inteligência Emocional e liderança

  • Facebook Social Icon